quinta-feira, 9 de junho de 2011

A SOLIDARIEDADE ATRAVÉS DA LUTA

“Diante de nossos pastores: só nos encontraremos um dia
diante da liberdade. No dia de sua morte”.
Karl Marx
Indignar-se diante do que é injusto. Agir na direção daquilo que deve ser mudado. Este é o sentimento, o comportamento daquele que não se conforma, daquele que não se consterna. Quero parabenizar o Grêmio estudantil e todos os estudantes dos cursos técnico-integrados de Anápolis que se solidarizaram com a situação dos funcionários de serviços gerais do IFG – Campus Anápolis.
Bertold Brecht, poeta, cineasta, escritor e militante político dizia que todo aquele que luta contra as injustiças deste mundo deve primeiramente e principalmente lutar contra si mesmo. Ou seja, somos formados numa sociedade na qual os valores individualistas são uma condição fundamental para a sustentação de todo o regime de exploração ao qual é submetida a maior parte da população. Só vemos no outro uma possibilidade de trocas, ou seja, relações afetivas, sentimentais etc. são transformadas em meras relações mercantis.
Entretanto, esta é uma possibilidade histórica. Esta é a alternativa que o capital e seus agentes sociais: burguesia, burocracia etc. defendem. Há outros caminhos postos como tendências dentro desta sociedade. Um deles é a possibilidade de construirmos relações sociais fundadas em outros princípios, valores, mentalidade. Esta alternativa só pode vir como negação de tudo o que existe. E os estudantes de Anápolis deram uma mostra de como isto pode acontecer.
Naturalmente que foi somente um ensaio, mas já demonstrou o que pode ser uma juventude pensando para além de seu próprio umbigo e indo além do que o programa “Malhação” e outras coisas do gênero dizem do que é ação política. Paralisar aula, parar o trânsito, mexer com toda a “normalidade” do Instituto, interferir, mesmo que de modo bem localizado na dinâmica da cidade foi isto o que demonstrou a juventude do IFG – Anápolis. Tudo isto para quê? Para reivindicar melhores condições de estudo? Laboratórios? Quadra poliesportiva? Não. Solidariedade!!! Por isto se movimentaram...
Solidariedade é uma relação social de sentir-se na qualidade do outro, ou seja, de tomar para si aquilo que é de outrem. No caso, o fato de a empresa terceirizada que presta serviços para o Instituto já há alguns meses não paga os salários de seus funcionários. O que isto tem a ver com a vida dos estudantes. Diretamente, nada. Mas eles foram capazes de se solidarizarem com os funcionários e tomarem para si uma luta que aparentemente não era deles. Abandonaram temporariamente o individualismo que reina em nossa mentalidade para dizer a toda a cidade de Anápolis que a luta era também deles.
De formas mais comportadas de solidariedade, tal como arrecadar alimentos etc. para uma ação política mais radicalizada, ou seja, parar o IFG para dizer a todo mundo que o que está acontecendo é errado e é injusto foi o caminho percorrido. Demonstração de coragem, força, organização. Tratou-se, na verdade, de solidariedade através da luta.
Parabéns estudantes!!!
Digam a todo o mundo que quer ouvir e gritem nos ouvidos de quem não quer ouvir, que vocês são muito mais e podem muito mais do que os donos do poder querem nos fazer acreditar.
Lucas Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário